sábado, 25 de julho de 2009

Tripla restrição no Gerenciamento de Projetos

Para realizar obter a certificação PMP você precisará conhecer a tripla restrição. Das nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, a tripla restrição são as áreas de escopo, tempo e custo.

Para a prova para a certificação PMP você precisa saber que estas três áreas estão diretamente ligadas. Imagine um triangulo, onde cada lado é uma destas áreas, escopo, tempo e custo. Ao alterar um lado, necessariamente o outro se altera.

E é isso o que acontece nos projetos. Pense numa situação onde o cliente pede para que se reduza o prazo do projeto. Será necessário investir mais com o pagamento de horas extras, por exemplo, o que aumentaria os custos, ou reduzir o escopo, como entregar parte do que havia sido planejado anteriormente.

O fato é que estas três "variáveis" possuem uma interdependência, ao alterar uma, é praticamente impossível não afetar outra.

No exame para a certificação PMP a tripla restrição poderá ser cobrada desta forma, escopo, tempo, custo, considerada uma forma mais "tradicional", ou mais recentemente, fala-se da tripla restrição expandida.

No livro PMP Exam Prep, de Rita Mulcahy, um dos melhores livros para preparar-se para o exame PMP, você também encontrará a tripla restrição expandida. A nova tripla restrição envolve, além de escopo, tempo e custo, a qualidade, os riscos e o atendimento ao cliente.

Resumindo lembre-se tripla restrição:
  1. tradicional: escopo, tempo e custo.
  2. definição expandida: escopo, tempo, custo, qualidade, riscos e atendimento ao cliente.

As duas definições podem estar na prova, a tradicional ou a expandida. Não se preocupe que não será necessário escolher uma ou outra, o contexto da questão permitirá que você perceba que se trata da definição mais tradicional ou da definição mais moderna.

Um comentário:

4PMP disse...

Novos conceitos de Gerenciamento de Projetos surgem a cada dia, debater estes conceitos é importante para todos os gerentes de projeto e, principalmente, para quem pretende fazer a certificação PMP.
Caso tenha dúvidas ou identifique algum erro no texto, deixe aqui seu comentário.